Nelson Pretto: “A escola na internet”

perfil  Nelson Pretto

 

 

“A inclusão digital é muito mais do que acesso as máquinas e as redes. Não queremos formatar as pessoas para usarem computadores e sim formar cidadãos plenos que contribuem para a cultura contemporânea”. Essas foram as palavras do educador Nelson De Luca Pretto na entrevista concedida para o jornal A TARDE. Pode-se afirmar que a inclusão digital contribui significativamente para a inclusão social.

 

Formado em Física pela Universidade Federal da Bahia(UFBA) , Nelson Pretto é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(USP), além de ser professor Associado da Faculdade de Educação da UFBA, bolsista do CNPq e secretário regional na Bahia da SBPC, sendo assim, uma grande referência no campo de estudo no que tange a relação entre a educação e as novas tecnologias.

 

Autor de livros como “Tecnologia e novas Educações”, Inclusão Digital: Polêmica Contemporânea e “ Reflexões: ativismo, redes sociais e educação”, Pretto acredita na ideia da tecnologia como meio possível de ajudar as pessoas a ampliarem a sua produção de conhecimento. Para o educador, a tecnologia não se insere no contexto escolar como mero suporte. Ela é inserida no espaço escolar como ferramenta de escrita e como instrumento de aprendizagem enquanto os professores e estudantes devem atuar como produtores da cultura contemporânea. Para que essas ações tornem realidade,faz-se necessário investir na formação dos professores, e também, compreender as diferentes educações no sentido de incentivar à participação dos alunos com a comunidade.

 

Segundo Nelson Pretto, a educação deve se constituir como espaço de solidariedade, de colaboração, de generosidade. Diante dessa perspectiva, a escola deve está atentar as mudanças na sociedade. Isso releva que a escola precisa imergir no mundo digital, ou seja, a “escola na internet”, criando blogs, ou até mesmo, colocando-se nas redes sociais. A partir do momento que ela insere as tecnologias, passa criar uma comunicação com a sociedade atual, o que favorece para a construção de uma rede colaborativa de conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>