Sugestão de atividade com o jornal: Índios

Tema: A questão dos índios na atualidade


1)Descrição

Eles foram, provavelmente, os primeiros habitantes do local que hoje chamamos de Brasil. São responsáveis por uma parte de nossa formação cultural, mesmo que não saibamos disso. E mesmo assim, desde os primórdios, são perseguidos. Estes são os índios, povos guerreiros e riquíssimos culturalmente, mas que hoje em dia têm sua população extremamente resumida e habitats limitados. E é sobre eles que nossa sugestão de atividade com o jornal tratará hoje.

2)Questão

Qual a herança cultural que os índios deixaram para o Brasil?

3)Objetivo

Atualizar e mostrar aos alunos a rica cultura indígena, que, mesmo escassa, ainda sobrevive com o passar dos anos.

4)Fontes Base

Nossa fonte será o Jornal A TARDE de 30 de maio de 2011, primeiro caderno, editoria Salvador, página A6, com a matéria intitulada “Mec destaca Bahia no ensino oferecido em áreas indígenas”.

5)Modalidade:

Ensino Fundamental I e II

6)Temas transversais

Pluralidade cultural, meio ambiente e ética.

7)Áreas do conhecimento

Geografia, língua portuguesa, história.

Aula 1.

Assunto: Os índios na história do Brasil

Área do conhecimento: história

Que tal começar a aula com uma pergunta de resposta aparentemente óbvia, mas que torna-se contraditória? Então, inicie a aula com a seguinte indagação: “quem descobriu o Brasil”? Os alunos certamente responderão o que se responde corriqueiramente: “Pedro Alvares Cabral”. Mas será que esta resposta é mesmo a verdadeira? Teria sido Cabral o descobridor de nosso país?

Estas são questões emblemáticas e que atrairão a atenção dos alunos para o tema. Desta maneira, inicie nosso ciclo mostrando a história do povo indígena em nosso país, de quando data a presença deles em nosso território. É interessante abordar também toda a perseguição história que os índios sofreram, tanto dos portugueses, quando estes chegaram ao Brasil, quanto nos anos e séculos que se seguiram. Destaque os dados que dizem que antes da chegada dos portugueses a população indígena no Brasil era de 5 milhões e atualmente este número gira em torno de 400 mil. É interessante também mostrar curiosidades dos índios, como religião, o canibalismo, as práticas de caça e pesca, entre outras. Como fonte, sugerimos o portal: http://www.suapesquisa.com/indios/

Aula 2.

Assunto: Os territórios indígenas da atualidade

Área do conhecimento: geografia

A questão desta aula é uma discussão muito atual: o território indígena. No final da década de 1970, a questão indígena passou a ser tema de relevância no âmbito da sociedade civil. Paralelamente os índios iniciaram os primeiros movimentos de organização própria, em busca da defesa de seus interesses e direitos. É interessante mostrar como estão estas áreas indígenas hoje, quais são as reservas existentes, a importância destas reservas para os índios, como vivem as comunidades indígenas hoje. Neste aula, você pode utilizar a matéria de A TARDE sugerida, logo no primeiro parágrafo: “As danças, as apresentações teatrais sobre histórias dos antepassados e os cânticos antigos no idioma Patxôhã são traços da singularidade da Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália (727 km de Salvador), extremo sul da Bahia, onde estudam 870 índios, na comunidade de cerca de 5 mil pataxós”. Pegando gancho deste trecho, você pode falar como está a situação dos índio hoje, como vivem, acesso à saúde, educação e saneamento. Para esta aula, sugerimos o site: http://www.funai.gov.br/indios/terras/conteudo.htm#o_que

Aula 3.

Assunto: Os índios e a língua portuguesa

Área do conhecimento: língua portuguesa

Em nosso dia a dia utilizamos palavras que não sabem de onde vêm. E assim é com vários termos que vieram da língua indígena e que utilizamos naturalmente e não sabemos. Alguns exemplos são: Goiás: da mesma raça, igual; Grajaú: pássaro que come; Guarujá: Viveiro de guarus; Guarulhos: dos guarus (peixes); Ipanema: água ruim; Jundiaí: rio dos jundiás Paraíba: rio com pouco peixe, rio ruim; Paraná: rio caudaloso; Sergipe: com olhos inquietos; Uberaba: água cristalina. Assim, é interessante mostrar para os alunos que eles utilizam palavra que eles nem sabem que vieram da língua indígena. Seria interessante também pedir que os alunos pesquisem outras palavras que utiliza-se no dia a dia e que provém dos índios.

Aula 4.

Assunto: A rica cultura indígena

Vamos partir agora para uma viagem, longa viagem com os alunos, rumo à fascinante cultura indígena. Mostre para os alunos exemplos de dialetos falados pelos índios, o significado dos desenhos em seus corpos, suas religiosidade e crenças, sua influência em nossas vidas, como na alimentação com a farinha de mandioca, vegetais como tingui e timbó, dentre outras tantas. Assim, esta será uma aula onde os alunos exporão sua criatividade. Coloque-os para mostrarem o que aprenderam com as aulas passadas, fazendo desenhos, ou escrevendo textos, ou fazendo histórias em quadrinho, mas que eles possam expor de alguma forma o que aprenderam.

Aula 5.

Assunto: Exposição

E para terminar a semana indígena em grande estilo, vamos montar uma exposição com os alunos. Em sala de aula, peça que os alunos colem na parede seus desenhos, textos, historinhas e todas as suas produções da aula passada. Além disso, peça também que eles façam outras pesquisas para tornar a exposição o mais rica possível. Assim, seria interessante que cada turma que trabalhasse com o tema durante a semana fizesse uma exposição diferente e que as outras pudessem visitá-las, de maneira que houvesse interação entre as turmas e que conversassem e debatessem sobre o que aprenderam durante a semana. No final, questione aos alunos, mais uma vez, sobre as indagações feitas na primeira aula: “quem descobriu o Brasil”? E faça-os discutirem entre si, de maneira que exponham suas opiniões, se ainda acham que foi Cabral, ou se acham que foi os índios, por estarem aqui primeiro, enfim, o importante mesmo é que eles criem consciência crítica sobre o assunto.

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